menu-topo

Começar o ano novo em Fevereiro

6.2.13

Há uns tempos li um artigo em que dizia que devíamos começar o nosso ano apenas em Fevereiro. Obviamente, não nos é possível ignorar o calendário gregoriano, mas o autor dizia que Janeiro deveria ser um mês de planificação e de recuperação do período de festas, que normalmente dá cabo de nós. O autor dizia que depois de Setembro raramente temos descanso: primeiro, vem o período da rentrée, em que andamos excitados por tudo e por nada e cheios de planos para começar "a sério" uma nova vida. Há dezenas de festas de aniversário - não sei se já repararam, mas 83% da população mundial faz anos em Setembro. Eu acredito piamente que se deve a um simples motivo: 83% da população só pina no Natal. 9 meses depois, lá nascem as crianças. Depois em Novembro já se começa com os planos de Natal, as prendas, as correrias, as festas da empresa, as festas da empresa do marido ou da mulher, as festas do amigo secreto, as arrumações, as viagens. E chegamos a Janeiro...exaustos.
Portanto, a teoria defende que deveríamos levar Janeiro com toda a tranquilidade, sem grandes projectos, ambições ou pressão. Depois, começa-se com toda a força em Fevereiro. 

Motivos pelos quais Fevereiro é um bom mês:
- é um mês mais curto - não há aquela pressão de "ai, que começo o ano e são já 31 dias para superar e para cumprir resoluções";
- o Carnaval anda ali pelo meio, já dizia o Jorge Ben Jor "É Fêverêro, é Fê-ve-rê-ro, tem Carnaval, tem Car-na-val!", pelo que é provável que haja alguma animação, mesmo que não consigam ir a Torres Vedras;
- é o mês dos Óscares, por isso grande parte das pessoas, passam as semanas de Janeiro e Fevereiro a ver os filmes todos nomeados para poderem julgar sem condescendência na noite fabulosa do Kodak Theatre. Ou então se calhar sou só eu que me torno a pessoa mais assídua no cinema do El Corte Inglés, mas isso é outra história. :)
- Fevereiro é o mês que antecede o mês da Primavera. Pronto, é um bocadinho rebuscado, mas já se começa a olhar para o armário com algum saudosismo e a pegar naquelas camisolas mais frescas...e acariciá-las...(isto não acontece comigo de certeza: eu tenho roupa de Inverno mais gira do que a roupa de Verão - adoro os meus casacos compridos coloridos e sofro só de pensar que tenho de os guardar daqui a um mês)

Isto tudo para vos dizer que em Janeiro andei a ver o barco a passar e que o meu ano começou agora!

Nota: agora quando procurava uma imagem para o post, vi muitos corações e só então me lembrei que Fevereiro também é o mês do Dia dos Namorados, por isso, para quem andar nessa vida, também pode ser mais um motivo de diversão.

5 comentários:

  1. O terceiro ponto o mais importante!! O meu cérebro está a mil com tanta informação ao mesmo tempo! :) Mas o que tem de ser tem muita força! :)

    ResponderEliminar
  2. Very good point! E já agora em fevereiro apanhas o finzinho dos saldos e com sorte alguma peça jeitosa para o guarda roupa. Eu consegui duas! :)
    Em Janeiro há muita recuperação a fazer, mas infelizmente para mim não é um mês calmo, é o mês de fechos do ano anterior e muita coisa nova a arrancar e a precisar de entrar no ritmo. Fevereiro já começa com outra vontade, é verdade.
    Um bom ano para ti! :)

    ResponderEliminar
  3. @V., força aí! :)

    @Analog Girl, boa ideia a dos saldos. Sim, Janeiro também foi um mês algo trabalhoso para mim, mas a ideia é tentar levar tudo com calma. :)
    Feliz ano novo!!

    ResponderEliminar
  4. querida rafa, concordo com tudo o que disseste:
    -toda a gente faz aos em setembro. confirmo, conheço dezenas de pessoas a fazer anos nesses mês e eu própria me incluo nesse grupo.
    -fevereiro é um bom mês para começar o ano. e também eu comecei um novo trabalho e este teu texto animou-me bastante, e de alguma forma me deu alguma tranquilidade quanto à certeza da decisão que tomei. espero que estejas mesmo certa :)
    baci*

    ResponderEliminar
  5. @Maat, muito obrigada pelo teu comentário!
    Muito boa sorte com o novo trabalho. Começar em Fevereiro tem de ser um bom sinal. :) Estou a torcer.
    Beijo grande!

    ResponderEliminar

AddThis