menu-topo

Os Santos vistos por um estrangeiro

15.6.11
http://www.flickr.com/photos/alatryste/sets/72157626827317019/
Para ver as fotografias, cliquem aqui

Acredito que um estrangeiro consegue ter um olhar mais certeiro sobre tradições de um outro país. Apesar de eu não ser lisboeta, para mim sempre foi algo normal festejar a época dos Santos, de comprar manjericos, de saltar a fogueira, de comer sardinhas e de estar bem-disposta por nenhuma (outra) razão aparente.
O Alatryste, o meu amigo espanhol, fotógrafo, que mora em Lisboa há pouco mais de um ano tirou algumas fotografias fabulosas (nomeadamente a do animal estranho no post anterior que se dá pelo nome de Rafaela) e descreveu os Santos como um casamento gigante, em que facilmente todos se agarram ao próximo para fazer um comboio, em que todos se metem com todos, em que existe uma sensação de felicidade permanente no ar. Bolas, e a felicidade é tão boa....
Portanto, vejam as fotografias de domingo à noite...e vibrem um pouco com a nossa festa junina!

9 comentários:

  1. Obrigado Rafa, ainda bem que gostaste do resultado, para mi foi um grande dia, sei que para o ano vai ser diferente pois ja nao vao a ser o primer Santo Antonio. Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Mas não foi o teu primeiro - no passado também saímos todos juntos, lembras-te? (Como é que se vai para Fátima?)

    beijo.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Os santos para ser santos tem que ser vistos/vividos em Alfama :), o ano pasado foi engracado mas apenas conseguimos chegar ao topo da Bica para dar a volta e ir para o Bairro, o ambente nao e o mesmo, foi so um aperitivo para este ano.:)

    ResponderEliminar
  5. Acho a analogia do casamento perfeita (do ambiente, à música) ;)

    ResponderEliminar
  6. Foi o primeiro na Alfama! O ano pasado apenas foi um aperitivo(muito divertido) mais aperitivo, apenas chegamos ao topo da Bica e nao conseguimos pasar!

    ResponderEliminar
  7. Tens razão Alatryste. E nem sequer vimos as marchas - e isso é que é mesmo o "desfile para santo antónio". De qualquer forma, adorei Alfama e diverti-me tanto convosco. Consegui mesmo abstrair-me de tudo o resto.


    Ana, a analogia do casamento é maravilhosa. Impossível não concordar. :)

    ResponderEliminar
  8. "[...] em que existe uma sensação de felicidade permanente no ar" - SEM DÚVIDAAAAA!

    Também já tive a oportunidade de ir aos Santos em Alfama e é tal e qual, a música é o melhor :p

    Para o ano vêm vocês ao San Isidro e vamos para as vistillas :p E quem fala desta fala de outras, tipo como o "dia de la tierra"...mas Santos sao santos, inigualáveis.

    ResponderEliminar
  9. Estas fotos são excelentes Rafa! Obrigada por partilhares!

    ResponderEliminar

AddThis