menu-topo

O meu trabalho

1.4.07
Parece que me esqueci de contar.
Regressei a Milão no dia 4 de Janeiro. Que grande mudança para começar o ano, hein?
Comecei a trabalhar como agente de web marketing, que inclui funções de tradução, localização, pesquisa na internet e marketing. Existe este famoso motor de busca (ou search engine) que se chama Jobrapido, que nos permite encontrar todas as ofertas de trabalho publicadas em todos os sites de Itália. Basta colocar num rectângulo o trabalho que procuramos, ou a empresa onde queremos trabalhar e puff! aparecem todos os anúncios de trabalho relativos à nossa pesquisa.
Curiosidade das curiosidades foi que encontrei este trabalho no próprio site do Jobrapido.

O que é que eu tive de fazer exactamente?

Bem, tive de criar exactamente o mesmo site mas para um país de tamanho continental como o Brasil. Resumidamente, as tarefas foram:

- criar uma lista com TODAS as cidades existentes no Brasil (cerca de 6 mil)
- criar uma lista com as cidades de nomes repetidos (mais de 300 com o mesmo nome)para depois eliminá-las, porque no sistema não pode haver dois nomes repetidos.
- criar listas de profissões mais comuns e profissões que só existem no Brasil
- tradução de ficheiros HTML
- pensar em Brasileiro e não em Português
- passar sempre as informações para os web developers, que não falam português, porque são eles os encarregados da parte técnica do site


O que aprendi:
- que existem no Brasil cidades com nomes como "Não-me-toque", "Sem-peixe", "Presidente Kennedy"
- a regra era eliminar as cidades que tinham nomes repetidos. Teria de eliminar aquelas com menos habitantes, por supormos que não existiriam tantas ofertas de emprego para essa cidade. Tive de rever esta teoria quando vi cidades com o mesmo nome, uma com 3 mil habitantes, outra com 40 mil habitantes. Pareceria óbvio que eliminássemos a primeira, mas depois ao investigar descobri que a segunda era uma cidade no meio da Amazónia, com 98% de indígenas, e não me parece que eles utilizem um motor de busca para procurar emprego. Por isso eliminámos a de 40 mil habitantes.


Neste momento, estou a desempenhar a função de web marketing, que é essencialmente promover o site e dar-lhe valor na escala do Google. Para o Google nos dar valor (e, consequentemente, aparecermos nos primeiros resultados quando a pessoa procura no google "Ofertas de emprego") precisamos de ter muitos links ao nosso site, como este assim:


Se houver muitos sites com o nosso link, o Google apercebe-se disso e dá-nos pontos, que se manifesta numa escala chamada "Page Rank". Por isso, neste momento, o meu trabalho é contactar sites e dizer-lhes que existimos, que somos um serviço fantástico e que deviam colocar um link nosso na página deles. Envio cerca de 200 e-mails por semana e garanto que não é a coisa mais divertida que já fiz. Mas enfim, parece que é algo indispensável.

O mais interessante deste trabalho são os frutos imediatos do nosso esforço. Foi uma sensação extraordinária quando no início de Fevereiro, depois de um mês de controlo de qualidade, investigação e hard work, finalmente o site fica online. É realmente como um filho que nasceu. Aqui está o resultado.

Sem comentários:

Publicar um comentário

AddThis